Oficina busca montar mapa estratégico para tornar serviços de saúde ainda mais eficazes

Para iniciar o processo de reterritorialização do município de Aracruz, fazendo com que o número de famílias das áreas de abrangência dos serviços de saúde sejam melhores distribuídas, a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Aracruz, está promovendo uma “Oficina de Territorialização”, voltada aos profissionais de saúde, para que eles desenvolvam ações de saúde cada vez mais eficazes nas comunidades. O encontro, iniciou hoje (19) e tem como público alvo os enfermeiros e a equipe gestora da Atenção Primária à Saúde (APS). Amanhã (20), o trabalho é direcionado aos médicos, odontólogos e agentes comunitários de saúde. Aproximandamente 110 profissionais participam da consultoria, que acontece na Escola Placidino Passos, das 8 às 16 horas.
Em seu discurso, o secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa, destacou que a oficina é um marco da administração pública. “Com ela, aprofundaremos nossos conhecimentos de acordo com a realidade do município de Aracruz e teremos mais disposição para quebrarmos os paradigmas, além de mais facilidade na hora de prestar serviços e cuidar da saúde. Nestes dois dias, uma das nossas metas é desenvolver um planejamento para atingirmos 100% de cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF), para levarmos mais qualidade de vida aos aracruzenses”.
O coordenador da oficina, doutor Helvécio Campos de Albuquerque, disse que com este trabalho, os profissionais da saúde vão entender melhor o território de Aracruz e montar um mapa estratégico para atingir os resultados que a população espera. “É preciso assumir a responsabilidade e fazer a distribuição gráfica desse território, redistribuindo as equipes de saúde, para estabelecermos um planejamento que vai além de gerar economia, mas de atender as expectativas da comunidade que é a de viver mais e melhor”, frisou o médico e especialista em APS, uma das referências nacionais e internacionais sobre o assunto.
O prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, esteve pela manhã na oficina e parabenizou os profissionais da saúde pelos trabalhos e resultados que têm alcançado no município. “O gestor sempre busca meios para oferecer um serviço de qualidade à população, com responsabilidade na administração dos recursos. O nosso principal objetivo é atender as famílias, para que elas tenham condições de ser cada vez melhor assistidas. Agradeço ao empenho de cada profissional que acolhe e oferta a cada dia, diferentes serviços para diferentes necessidades, com comprometimento e responsabilidade”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
- Reunião Técnica de Pactuação dos Territórios Etnoeducacionais formaliza a implementação da Política Nacional de Educação Escolar Indígena
- Atenção, proprietários e condutores de bicicletas elétricas e ciclomotores!
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 89ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 88ª Chamada
- Educação inicia formação sobre saúde mental e autocuidado a professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental
- Aracruz inicia Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos
- Inclusão: Apae e Saúde levam atendimentos à Aldeia Indígena Comboios e Pau-Brasil em ação pioneira
- Aracruz celebra o dia do católico neste final de semana com "Banda Projeto X1" e "Comunidade Colo de Deus"