Inspeção apreende 5kg de carne clandestina em Aracruz

Fiscais da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Aracruz apreenderam ontem (20), cerca de 180kg de carne bovina clandestina, em açougue do Bairro de Fátima, durante inspeção de rotina. O produto estava sem selo de inspeção sanitária e foi apreendido e levado para Fundão para ser incinerada. O dono do estabelecimento foi autuado por infração e terá que pagar multa.
De acordo com a médica veterinária da Vigilância Sanitária, Sabine Wendling, durante a inspeção foi verificada irregularidades na carne. “Fizemos a abordagem e foi constatada que a carne era imprópria para consumo”, informou. Sabine destacou também os riscos que a carne clandestina pode trazer para saúde dos consumidores. “O consumo de carnes clandestinas pode resultar em doenças como a teníase, tuberculose, brucelose e a triquinose”.
Saiba como evitar a compra de carnes clandestinas:
- Observe se o estabelecimento é limpo, se os manipuladores usam uniforme limpo e se possuem bons hábitos de higiene.
- Verifique se o estabelecimento possui Alvará de saúde Pública. O Alvará garante que o estabelecimento foi inspecionado por um fiscal de Vigilância Sanitária.
- Compre em locais em que as carnes permaneçam dentro de balcões frigoríficos. Não compre carnes expostas a insetos e a poeira.
- Observe a cor e o odor característicos da carne. Lembre-se que as carnes embaladas a vácuo possuem coloração característica mais escura que aquelas não embaladas.
- Compre carnes que possuem o selo ou o carimbo da inspeção.
- Nas carnes embaladas a vácuo observe a data de validade e se a embalagem está íntegra. Não compre carnes com a embalagem violada.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Sapion Summit: Aracruz participa do maior evento de educação do Espírito Santo
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada