Meio Ambiente informa que continua o período do defeso do caranguejo-uçá

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), informa que o período de defeso do caranguejo-uçá está vigente desde o dia 1º de outubro e vai até 30 de novembro para machos e fêmeas em todo o município. Para a fêmea, o defeso se estende até 31 de dezembro. Durante o período, fica proibida a captura, comercialização e degustação do crustáceo.
É nesta fase que os animais estão em fase de crescimento e realizam a troca do “casco”. De acordo com a Portaria Federal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Nº 052/2003, também está proibida a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e o armazenamento.
Para a gerente de Fiscalização Ambiental, Ana Raquel Gorethe de Almeida Damasceno, a fiscalização já está percorrendo os estabelecimentos comerciais e também os manguezais. “O período de defeso é essencial para a manutenção do caranguejo. Por isso, é muito importante que respeitemos esse período em que estão mais vulneráveis”, disse.
A preservação dessa espécie, assim como de todas as outras, não é uma responsabilidade exclusiva apenas dos catadores e comerciantes, mas de todos os consumidores.
“Uma das formas de praticar o consumo responsável é recusar o consumo durante todo o período do defeso do caranguejo. É muito importante que o período seja respeitado e que a venda irregular da espécie seja denunciada aos órgãos competentes”, disse o secretário da pasta, Aladim Cerqueira.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Gestores escolares lançam aplicativos inovadores para estimular a fluência leitora
- Expo Aracruz: Prefeitura divulga o Resultado Provisório para atividade de comércio, produtos e serviços
- Novos abrigos de ônibus começam a ser instalados em Aracruz
- Aracruz é modelo de gestão para município da região norte
- Prefeitura promove Semana Municipal de Agricultura e Sustentabilidade em celebração ao Dia do Agricultor
- Veículos por aplicativo e táxis irão passar por vistoria e serão identificados para atuar na 26ª Expo Aracruz
- Aracruz celebra o Dia do Evangélico com show de Eli Soares no sábado (19)
- 1º Pedal Solidário do Ifes acontece neste domingo (13)
- Comunicações de processos judiciais são feitos exclusivamente por meios oficiais
- Esporotricose: Aracruz reforça ações de combate e alerta para cuidados com os animais