Setembro verde: Emefti Honório Nunes de Jesus desmistifica preconceitos e promove a aceitação e o orgulho da identidade entre estudantes

Publicado em: 05 de setembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Setembro verde: Emefti Honório Nunes de Jesus desmistifica preconceitos e promove a aceitação e o orgulho da identidade entre estudantes

A Escola Municipal de Ensino Integral (Emefti) Honório Nunes de Jesus, bairro Morobá, promoveu nos turnos matutino e vespertino desta quinta-feira (4), uma emocionante apresentação sobre a diversidade na prática. Na ocasião, foi enfatizada a importância e a necessidade de se valorizar o cabelo crespo. Desta forma, o evento objetivou, principalmente desmistificar os preconceitos e promover a aceitação e o orgulho da identidade entre os estudantes.

A ação foi mediada pela neuropsicopedagoga e técnica pedagógica do Ensino Fundamental da Semed Daniela Reis, que narrou sua jornada pessoal de aceitação do cabelo crespo. “Fiz uma abordagem narrando as dificuldades e os preconceitos enfrentados no dia a dia. Por outro lado, fiz questão de destacar a beleza, a força e a representatividade que esse tipo de cabelo possui”, destacou.

Daniela contou sua história de forma interativa, utilizando imagens na televisão. “A parte mais impactante foi a mensagem de valorização. Minha apresentação não se limitou a falar sobre o preconceito, pois também foquei em celebrar o cabelo crespo como um símbolo de resistência e beleza. Para isso, expliquei o porquê de ele ser tão importante para a cultura negra, ajudando os alunos a entenderem que a diversidade capilar é uma forma de expressão cultural e de identidade”, reforçou.

De acordo com a diretora Solange Siqueira Magalhães, os estudantes ficaram impactados profundamente com o relato. “Muitos se mostraram emocionados e atentos. Após a apresentação, alguns alunos com cabelo crespo relataram se sentir mais confiantes e representados. Posso afirmar que essa ação contribuiu significativamente para fortalecer o senso de comunidade e empatia em nossa escola, incentivando a reflexão sobre a importância de respeitar e celebrar todas as formas de diversidade. Acreditamos que essa iniciativa é fundamental para construir um ambiente escolar mais inclusivo, onde cada aluno se sinta valorizado em sua totalidade”, completou.

Compartilhe essa notícia:

Galeria: