Aracruz dá mais um passo na defesa das mulheres com a entrega do Kit Mulher Viva+

Na manhã desta sexta-feira (5), Aracruz viveu um momento histórico para a promoção das políticas públicas voltadas às mulheres com a entrega do Kit Mulher Viva+, que aconteceu em frente ao Gabinete do Prefeito, na sede da Prefeitura. O evento reuniu autoridades municipais e estaduais, representantes das forças de segurança e servidores em uma celebração marcada por emoção, compromisso e esperança.
O prefeito Dr. Coutinho recebeu a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, além da secretária municipal de Gestão Estratégica, Jeesala Coutinho, da secretária de Desenvolvimento Social, Rosilene Filipe, demais secretários municipais, vereadores, a delegada da Mulher, Amanda Barbosa, e o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Cabral.
A entrega do kit, mais do que a disponibilização de equipamentos, simboliza a união de esforços para garantir dignidade, respeito e proteção às mulheres aracruzenses. Cada discurso proferido durante a solenidade trouxe a marca da sensibilidade e da força feminina que impulsiona a gestão municipal.
A secretária de Desenvolvimento Social, Rosilene Filipe, lembrou da criação da Gerência da Mulher e destacou a importância de pactos que reforçam a proteção, como o projeto Homem que é Homem. “Temos muitas mulheres aguerridas e precisamos entender que o lugar da mulher é onde ela quiser estar. Nós, mulheres, precisamos nos respeitar, não nos julgar, não nos calar. O compromisso é coletivo para garantir os direitos e fortalecer umas às outras”, ressaltou.
Já a secretária de Gestão Estratégica, Jeesala Coutinho, destacou a importância da captação de recursos e das parcerias para a consolidação de políticas públicas efetivas. “Esse é um exemplo de política pública na veia, construída a muitas mãos e liderada por mulheres que não têm medo de enfrentar os maiores desafios. Quando olhamos para frente com sensibilidade, conseguimos pensar o futuro com clareza e propósito. Aqui, cada ação é tratada com responsabilidade, com compromisso e, sobretudo, com afeto. Sabemos que cuidar das mulheres é cuidar da base da sociedade, porque quando fortalecemos uma mulher, fortalecemos famílias, comunidades e toda a cidade. Esse é o sentido de governar com visão, coragem e humanidade”, afirmou.
O sargento Leonardo Santana explicou como funciona a Patrulha Maria da Penha, iniciativa que reforça a rede de proteção às vítimas de violência. “As visitas tranquilizadoras, que são realizadas após acionamento do Judiciário, garantem segurança e acompanhamento às mulheres em situação de risco. É uma forma de mostrar que o Estado está presente e atento”, afirmou.
Em um tom de emoção e reconhecimento, o prefeito Dr. Coutinho lembrou da força da figura feminina. “O kit Mulher Viva+ representa muito mais do que recursos materiais. Representam veículo de cuidado, tecnologia a serviço da vida, ferramentas que vão ajudar a romper o silêncio, a oferecer apoio e a garantir que nenhuma mulher em nossa cidade fique sem acolhimento. A violência contra a mulher é uma das mais dolorosas violações de direitos humanos. Machuca, marca, cala. Agora teremos mais condições de chegar até onde as mulheres estão, de levar informação, de realizar capacitações, de promover campanhas educativas e de fortalecer redes de apoio. A cada atendimento, a cada ação de prevenção, estaremos dizendo com toda clareza que aqui em Aracruz, nenhuma mulher está sozinha”, declarou.
A secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, ressaltou o pioneirismo de Aracruz e a importância da mobilização social para a criação de Organismos de políticas públicas voltados às mulheres. “É gratificante ver mulheres ocupando lugares de poder, porque isso mostra que estamos furando bolhas históricas. Os Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) são órgãos governamentais responsáveis pela execução de políticas públicas que garantem os direitos das mulheres, promovem a igualdade de gênero e enfrentam a violência contra as mulheres. Atua, também, com rodas de conversa, capacitações e ações que transformam realidades. Precisamos enfrentar essa naturalização da violência, trazer os homens para o debate para que entendam a gravidade, de fato, dos tipos de violência. É preciso garantir que as mulheres vivam mais, vivam com prazer, liberdade e dignidade. O nome Mulher Viva+ traduz exatamente esse propósito: queremos mulheres vivas, fortalecidas e livres”, afirmou.
A solenidade da entrega do Kit Mulher Viva+ reforçou a união de esforços para o fortalecimento de políticas que salvam vidas e abrem caminhos. Aracruz, mais uma vez, se coloca à frente no Espírito Santo como município comprometido com a construção de uma rede de proteção sólida, sensível e transformadora.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura convida para reunião da Proposta de Intervenção da Orla Marítima, na Praia dos Padres
- Prefeitura reforça importância do descarte de materiais nos ecopontos
- Setembro verde: Emefti Honório Nunes de Jesus desmistifica preconceitos e promove a aceitação e o orgulho da identidade entre estudantes
- Aposentados recebem homenagem da Prefeitura de Aracruz pelo compromisso com o desenvolvimento do município
- Festa de Santa Rosa contará com sistema de videomonitoramento e reconhecimento facial
- Prefeitura de Aracruz apresenta projeto de infraestrutura no bairro Pôr do Sol
- Qualifica Aracruz: inscrições abertas para cursos gratuitos em parceria com o Senai
- Setembro: mês de conscientização e valorização da vida
- Santa Rosa realiza a 27ª edição de sua tradicional festa de 4 a 7 de setembro
- Processo Seletivo Simplificado n.º 004/2023: Educação divulga a 6ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA