PMA inicia blitz sanitária contra COVID-19 em empresas

Com a missão de bloquear a propagação exponencial do novo coronavírus em Aracruz, a Secretaria Municipal de Saúde montou um cronograma de blitz sanitária em empresas industriais e comerciais com atuação na cidade. O objetivo é verificar o cumprimento das principais medidas de combate à aglomeração e orientar sobre a necessidade de redobrar os cuidados referentes à higienização e ao afastamento social. Aracruz vive uma situação de emergência em saúde pública e, desde a confirmação de casos de contaminação sem a identificação da origem, encara o desafio ainda maior de conter o avanço da transmissão comunitária.
Durante a primeira blitz, realizada na manhã de quarta-feira (08/04), a equipe multidisciplinar formada por profissionais de enfermagem, farmácia, engenharia e da vigilância sanitária visitou as dependências de uma grande empresa localizada na orla do município.
Apesar de a empresa visitada estar adotando medidas, como a aferição da temperatura de todos os trabalhadores na chegada, os fiscais identificaram irregularidades na entrada e nas dependências internas do prédio da organização.
Dentre as situações irregulares estão o desembarque simultâneo de funcionários dos ônibus, a não utilização de máscaras por parte de muitos motoristas, além da falta do uso do álcool gel na descida dos coletivos.
Outra irregularidade foi a aglomeração em diferentes pontos da empresa e a falta de orientação quanto ao distanciamento necessário entre uma pessoa e outra durante o trajeto de cada trabalhador,desde a entrada até o seu ambiente de trabalho, e nos demais ambientes de circulação.
Após averiguar os cuidados relacionados à chegada dos funcionários à empresa, a equipe de fiscalização foi recebida por funcionários e conduzida para verificação dos espaços internos. Foram identificadas situações como a falta de ventilação natural dos ambientes, uma das situações que aceleram a propagação e o contágio pelo novo coronavírus. A disposição incorreta dos dispensers de toalha de papel pelo ambiente também foi outra irregularidade detectada durante a vistoria.
O refeitório recebeu a inspeção da vigilância sanitária. Os profissionais da Secretaria de Saúde orientaram a empresa a adequar o fluxo na fila, disponibilizar álcool gel nas mesas e organizar melhor o distanciamento entre as mesas para garantir o afastamento necessário à diminuição do risco de contágio. Os fiscais falaram da necessidade de instalar pias com sabão e papel toalha e de instruir o trabalhador quanto à lavagemdas mãos de forma correta e permanente para melhorar a higienização. A empresa se comprometeu a adequar o ambiente de trabalho às determinações indicadas pela fiscalização municipal.
Nas próximas semanas, outras blitze acontecerão em diferentes partes do município, no entanto, o cronograma não será divulgado. Numa primeira etapa, as empresas receberão orientações para se adequarem às medidas da situação de emergência em saúde. No entanto, quem insistir em desrespeitar as determinações será notificado, estará sujeito ao pagamento de multa e ainda terá o alvará de funcionamento suspenso ou cassado, conforme alerta a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Aracruz.
As medidas sanitárias e administrativas da PMA para prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos do coronavírus seguem as determinações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo
- World Cleanup Day: sábado (13) acontece a primeira ação de limpeza de praias
- Secretaria de Planejamento apresenta projeto de intervenção da orla aos moradores de Praia dos Padres
- Serviços Urbanos revitaliza escadarias para garantir mais dignidade às comunidades
- Aracruz promove ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência