Cineclube Guaiamum vai exibir filmes no Museu Histórico de Santa Cruz

No mês de janeiro o Museu Histórico de Santa Cruz vai receber uma maratona de filmes brasileiros, com a chegada do Cineclube Guaiamum. Obras cinematográficas com temas variados e classificação livre serão exibidas de forma gratuita para o público aos domingos. A primeira sessão será no dia 13 de janeiro, a partir das 19h30.
O projeto é realizado de forma coletiva, envolvendo a Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Comunicação (SECOM) e Turismo e Cultura (SEMTUR), Organização dos Cineclubes Capixabas (OCCa) e Cineclube da Diversidade.
Circuito de curtas na primeira sessão
Estreando a temporada de sessões, o Cineclube irá exibir de forma gratuita um circuito de curtas metragens do gênero ficção, gravadas em várias partes do Brasil. Um dos filmes foi produzido na Aldeia Parkartejê, no Pará, junto a uma importante população de indígenas localizada na Reserva Mãe Maria, que abriga povos dos grupos Gavião do Oeste e Gavião da Montanha.
Em “A Guerreira e o Gavião”, de Robson Messias, o público vai acompanhar a jornada de uma jovem em busca de suas origens. Atormentada pelo sentimento de dúvida e não pertencimento, ela decide enfrentar os parentes e buscar a verdade sobre sua história.
Outro curta que será destaque durante a primeira sessão foi gravado na região da Chapada Diamantina. “Chica”, de Andrea Guanais, conta a história de uma mulher garimpeira no interior da Bahia, sua luta, sua sorte e destino contados com os ingredientes de ação, aventura e mistério que nas terras da chapada diamantina são sempre pano de fundo.
Mais três curtas estarão em cartaz no Museu Histórico de Santa Cruz, no domingo, 13 de janeiro. “A Aventura da Primeira Bicicleta”, “Rasga Mortalha” e “Tropel” são outras produções que serão exibidas, a partir das 19h30.
ROTEIRO DE FILMES:
A GUERREIRA GAVIÃO (Fic)
Ficção, Robson Messias (Bom Jesus do Tocantins/ PA)
Sinopse: Inspirada em histórias reais, a ficção conta a jornada de uma jovem em busca de suas origens. Atormentada pelo sentimento de dúvida e não pertencimento, ela decide enfrentar os parentes e buscar a verdade sobre sua história.
–
CHICA
Ficção, Andrea Guanais (Lençóis/ BA)
Sinopse: Uma mulher garimpeira no interior da Bahia, sua luta, sua sorte e destino contados com os ingredientes de ação, aventura e mistério que nas terras da chapada diamantina são sempre pano de fundo.
–
A AVENTURA DA PRIMEIRA BICICLETA
Ficção, Carlos Henrique da Costa (Águas de Lindóia/ SP)
Sinopse: Inspirado nas memórias de infância do diretor, o filme conta as aventuras de Carlinhos em sua busca pela realização do sonho de ter a primeira bicicleta. Entre as dificuldades enfrentadas, Carlinhos vivencia a descoberta de valores que levará por toda a vida, como a amizade, a solidariedade e a perseverança.
–
RASGA MORTALHA
Ficção, Patrícia de Aquino (São Domingos do Cariri/ PB)
Sinopse: Inspirado nas memórias de infância do diretor, o filme conta as aventuras de Carlinhos em sua busca pela realização do sonho de ter a primeira bicicleta. Entre as dificuldades enfrentadas, Carlinhos vivencia a descoberta de valores que levará por toda a vida, como a amizade, a solidariedade e a perseverança.
–
TROPEL
Ficção, Cesar Theis (Guarujá do Sul/ SC)
Sinopse: Tito é um menino que vive com seus avós no interior de Santa Catarina. Enquanto brinca e cresce, vai descobrindo nas histórias do avô mais do que palavras.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Novos equipamentos reforçam os serviços nas comunidades do interior de Aracruz
- PDM: primeira Audiência de revisão acontece nesta quarta-feira (17)
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 83ª Chamada
- Liga Amadora de Futebol de Aracruz dá pontapé inicial e resgata paixão pelo esporte no município
- Ação retira cerca de 200 quilos de lixo de praias e dá exemplo de união e consciência no World Cleanup Day
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 16ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Prefeitura realiza leilão eletrônico de área empresarial em Barra do Riacho
- Especialização em Gestão e Docência em EaD: encontro síncrono de estudos de casos de pesquisa tem foco no uso ético da Inteligência Artificial (I.A)
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo