Disque 100: casos de violação de direitos humanos podem ser denunciados de forma sigilosa

Denúncias e reclamações que envolvem violação de direitos humanos podem ser feitas através do Disque 100, de forma sigilosa. O serviço funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer telefone fixo ou móvel.
Em Aracruz, as denúncias são concentradas na Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), que as encaminham para os setores responsáveis. No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), por exemplo, já foram registradas treze queixas no ano de 2017. Deste número, dez casos envolvem violência contra idosos, e outros três correspondem à violação de direitos a pessoas com deficiência.
“O intuito é a superação da violação”, resume a equipe do CREAS. O grupo, formado principalmente por psicólogas e assistentes sociais, passam a acompanhar a vítima, realizando visitas psicosociais, com o objetivo de observar de perto os detalhes da denúncia.
Se constatada a violência, a pessoa que está sendo vítima é inserida no banco de dados do Disque Direitos Humanos, para que sejam feitos os encaminhamentos necessários. Durante o acompanhamento também é formulado um relatório com todo histórico da denúncia.
Quando denunciar
O Disque 100 é um serviço de utilidade pública destinado a receber demandas relativas a violações de Direitos Humanos, em especial as que atingem populações com vulnerabilidade acrescida, como: Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas, Pessoas com Deficiência, LGBT, Pessoas em Situação de Rua e Outros, como quilombolas, ciganos, índios, pessoas em privação de liberdade.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 83ª Chamada
- Liga Amadora de Futebol de Aracruz dá pontapé inicial e resgata paixão pelo esporte no município
- Ação retira cerca de 200 quilos de lixo de praias e dá exemplo de união e consciência no World Cleanup Day
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 16ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Prefeitura realiza leilão eletrônico de área empresarial em Barra do Riacho
- Especialização em Gestão e Docência em EaD: encontro síncrono de estudos de casos de pesquisa tem foco no uso ético da Inteligência Artificial (I.A)
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA