Área em recuperação do Aricanga recebe manutenção
Profissionais de limpeza estão trabalhando diariamente na manutenção da área em recuperação, na parte baixa do Parque Natural Municipal do Aricanga. O serviço, com duração de um mês, envolve roçada e coroamento em volta das árvores plantadas durante o processo de recuperação.
O espaço que está recebendo a manutenção faz parte do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), executado a partir de uma Condicionante Ambiental da Petrobras.
Manutenção para regenerar
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), a manutenção dessa área, além de melhorar a estética do local, é fundamental para potencializar o processo de regeneração florestal.
“A não manutenção dessa parte do Parque pode contribuir para o surgimento de ervas daninhas, capins, e outras espécies que não potencializam o processo de recuperação da vegetação”, explica a bióloga da Semam, Luciane Ayres.
Pensando no futuro
Com o tempo, a área em recuperação vai deixando a entrada do Parque Natural Municipal do Aricanga mais bonita. Mas, além de trazer beleza, o reflorestamento também favorece a restauração de outras áreas degradadas no entorno do Parque. A Gerência de Recursos Naturais da Semam acredita que essa é uma forma de pensar no futuro do município.
“Essa área recuperada possui a importância de disseminar sementes e atrair dispersores, como aves, morcegos e mamíferos. Posteriormente ela vai favorecer a chegada de outras plantas, além de servir de suporte para recuperação natural das áreas vizinhas”, comenta a bióloga.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Liga Amadora de Futebol de Aracruz dá pontapé inicial e resgata paixão pelo esporte no município
- Ação retira cerca de 200 quilos de lixo de praias e dá exemplo de união e consciência no World Cleanup Day
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 16ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Prefeitura realiza leilão eletrônico de área empresarial em Barra do Riacho
- Especialização em Gestão e Docência em EaD: encontro síncrono de estudos de casos de pesquisa tem foco no uso ético da Inteligência Artificial (I.A)
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor