Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da prefeitura de Aracruz esclarece e alerta população quanto ao recebimento de animais

De acordo com agentes de saúde da prefeitura de Aracruz diariamente várias pessoas ligam para do CCZ pedindo que seus cães ou gatos sejam recolhidos para receberem tratamentos médico-veterinários. Em outros casos os próprios munícipes vão até o prédio do CCZ com seus animais para pedirem pessoalmente esse tratamento.
Vale ressaltar que esse tipo de trabalho não é de competência do CCZ. Desde maio de 2014, o Centro de Controle de Zoonoses e unidades de saúde do SUS, só podem realizar ações para o controle de zoonoses e acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos de relevância para a saúde pública. Isto se deve após a publicação da Portaria 1138 GM/MS (23/ 05/ 2014), que definiu as ações e serviços.
Isso significa que o CCZ não promove política de saúde animal, que é departamento de outras áreas. O que de fato lhe compete, por exemplo são ações de educação em saúde para a prevenção de zoonoses, visando à promoção da saúde humana, bem como a vacinação antirrábica de cães e gatos, que é recomendada e normatizada pelo Ministério da Saúde.
A remoção de animais domésticos só poderá ser realizada em caso de suspeita clínica de zoonose de relevância para a saúde humana, o que reduz a transmissão de doenças como a raiva. Já quando uma pessoa é mordida por um cão de rua, a remoção desse animal, considerado agressor, será para observação. Constatado a inexistência de alguma doença, esse cão será disponibilizado para adoção, como acontece em feiras.
Divulgação de falsas notícias
O CCZ alerta a população aracruzense quanto a divulgação de falsas notícias. Recentemente foi anunciado por mídias locais que o CCZ não estava recebendo animais em suas dependências por falta de ração, o que é uma inverdade. Os animais que lá se encontram em observação, tem todo o aparato necessário à sua estadia, porém, como já mencionado, serviços médico-veterinários não são de sua competência.
As instalações de canil e gatil do CCZ são adequadas para a Vigilância e Controle de Zoonoses de relevância para a saúde pública, jamais devem ser confundidas com abrigos de animais Também são realizadas “Vistoria Zoossanitária”, que identifica situações de risco quanto a transmissão de zoonoses, e animais peçonhentos e venenosos de relevância para a saúde pública, e para a recomendação de medidas visando a sua prevenção.
Atribuições que não competem ao CCZ
Para esclarecer a população, segue abaixo algumas das competências que não compete ao CCZ.
- Programas de guarda ou posse responsável de animais que visam à saúde animal, o bem estar animal ou a segurança pública, pertencem a outros setores públicos; -Outras vacinas contra zoonoses em animais ainda estão em estudo para comprovação de sua eficácia quanto a proteção da saúde humana, e vacinas contra viroses que não são zoonoses, não podem ser feitas pela saúde (CCZ);
- Recebimento e recolhimento de animais domésticos: é preciso ficar claro que os animais ocupam um nicho ecológico, e a sua retirada do ambiente fará que outro animal ocupe o espaço. Nem todo animal é de relevância para a saúde pública. A remoção de animais que não envolve a suspeita de zoonoses é uma ação de controle de população bem estar animal,o que pertence a outras áreas públicas, portanto não é considerado serviço ou ação de saúde pública;
- A castração de cães e gatos. Esta é uma ação que tem por finalidade o controle reprodutivo dos animais, a redução da população animal. Não tem impacto direto sobre o controle de zoonoses, portanto não pode ser feita pelo SUS. O controle reprodutivo é de responsabilidade do proprietário do animal.
Para maiores informações, ligue no CCZ pelo telefone
3270-7480
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Especialização em Gestão e Docência em EaD: encontro síncrono de estudos de casos de pesquisa tem foco no uso ético da Inteligência Artificial (I.A)
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023