Setor de Educação Especial Inclusiva realiza formação na área da Deficiência Visual e Auditiva

A Secretaria de Educação (Semed), por meio do Setor de Educação Especial Inclusiva, realizou durante toda quarta-feira (14), no Polo UAB, uma formação sobre a Deficiência Visual e Auditiva. O evento contou com a presença de representantes do Núcleo Estadual de apoio pedagógico à inclusão escolar da Superintendência Regional de Educação de Linhares (Neapie), da Rede Estadual de Ensino.
Durante o período da manhã, a palestrante Samara Gomes Vieira falou a professores da área de deficiência auditiva sobre o tema: Terminologias, Legislações e Práticas Educacionais Inovadoras para o ensino dos estudantes deficientes auditivos. Já à tarde, a professora palestrante Vanya Lucia Cimarelle Pazito chamou a atenção sobre a temática Deficiência Visual, cegueira e Baixa visão.
“Gostaria de parabenizar a equipe da Semed pelo empenho em promover formações voltadas às áreas da deficiência visual e auditiva. É gratificante ver que os profissionais da educação estão tendo cada vez mais oportunidades de se capacitar e aprimorar seus conhecimentos. Sabemos que a Educação Especial ainda está em processo de consolidação da inclusão, e é fundamental que continuemos evoluindo constantemente nesse percurso. Esse já é o segundo ano em que tenho o privilégio de participar como palestrante, e é sempre uma experiência enriquecedora. Fico especialmente feliz com o engajamento da equipe e dos professores, que demonstram grande interesse e participação ativa”, argumentou Samara Vieira.
Os temas abordados, como estratégias pedagógicas inclusivas, recursos de acessibilidade e tecnologias assistivas, contribuíram significativamente para ampliar o repertório dos profissionais, fortalecendo sua prática em sala de aula. A troca de experiências entre os participantes também evidenciou a importância do trabalho colaborativo para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva.
De acordo com a professora de Deficiência Auditiva (D. A) Simone Nascimento, a formação aos especialistas em deficiência visual e auditiva foi enriquecedora e fundamental para a qualificação do atendimento educacional especializado na rede municipal de Aracruz. “Formações continuadas como essa, não apenas atualizam os conhecimentos teóricos, mas também incentivam a reflexão sobre as metodologias aplicadas no dia a dia escolar. Acreditamos que essas iniciativas são essenciais para assegurar que os estudantes com deficiência visual e auditiva tenham acesso a uma educação de qualidade, respeitando suas singularidades e potencialidades”, ressaltou.
A professora Vanya Lúcia Cimarelle Pazito agradeceu toda a equipe do Setor de Educação Especial Inclusiva, destacando o interesse e vontade dos profissionais em oferecer formação para capacitar ainda mais o corpo dicente especializado. “Percebi o interesse e a dedicação dos servidores do AEE na participação dessa formação. Tivemos discussões, perguntas e muito interesse no que estava sendo proposto para formação do estudante com cegueira e visão subnormal no contexto escolar. É a primeira vez que me convidam para fazer esse diálogo sobre práticas educacionais na Deficiência Visual neste município e, confesso que fiquei satisfeita com o envolvimento dos professores em seus relatos e práticas em sala de recursos, pois, vieram ao encontro do que foi ministrado no dia de hoje. Muito obrigada!”
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação
- Estudantes da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi exploram crônicas de Cecília Meireles com apoio de tecnologias e inteligência artificial