Reunião entre Prefeitura e PNAE discute a inclusão de produtos da agricultura familiar indígena
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou na manhã desta terça-feira (3), no Polo UAB, de uma reunião com representantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O objetivo foi discutir a inclusão de agricultores familiares indígenas na venda de seus produtos para o programa de alimentação escolar.
Estiveram presentes a secretária Jenilza Spinassé (Semed) e equipe técnica, representantes do PNAE, Bruno Costa (Coordenação de Monitoramento Indígena); Sineide Neres (Nutricionista) e Renata Gomes (Coordenação de Controle Social), além de representantes da cooperativa CAF Aracruz, da secretaria de Agricultura (Semag) e do Conselho da Alimentação Escolar.
“Por lei, os indígenas têm prioridade na venda de seus produtos na alimentação escolar. Hoje, por exemplo, temos aqui na reunião a Cooperativa CAF, que conta com a participação de três indígenas. Nosso intuito é propor uma ação dentro das comunidades, para que possamos mobilizar os indígenas a participarem, pois caso haja um agricultor familiar tradicional e outro indígena, o segundo teria a preferência na venda dos produtos alimentares. Esta é uma forma que temos para trazer proteção social a uma população mais vulnerável”, explicou o Coordenador de Monitoramento Indígena do PNAE, Bruno Costa.
Durante a reunião, os participantes falaram da agricultura familiar, dos problemas enfrentados na produção, da parceria entre a cooperativa e as escolas, além de relatarem as dificuldades com a venda de produtos considerados processados ou minimamente processados, como leite, iogurte, feijão, fubá e farinha. Após a reunião, os representantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), na companhia dos servidores das secretarias envolvidas, visitaram escolas indígenas para conhecerem as comunidades para mobilizá-los e ver se o que eles produzem.
Na próxima sexta-feira (6), haverá uma outra reunião com as lideranças indígenas na aldeia de Caieiras Velha. “O FNDE tem visitado os municípios para acompanhar de perto a alimentação escolar e a inclusão dos produtos da agricultura familiar no programa nacional de avaliação. Aqui em Aracruz, eles querem entender como que a agricultura familiar é incorporada nas escolas indígenas, o que é de suma importância, porque além de nos trazer mais conhecimentos, temos a oportunidade de levar nossas práticas para outras cidades do Brasil”, destacou a secretária Jenilza Spinassé (Semed).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos