Projeto Ajustando Saberes: formação destaca consciência fonológica e metodologias ativas na Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 02 de junho de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Semed

A Secretaria de Educação (Semed) realizou nesta última sexta-feira (30), no Polo UAB, Centro, mais uma etapa do Projeto Ajustando Saberes, voltada à formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino. O encontro teve como foco principal a consciência fonológica, fonêmica e fonética, ressaltando a importância desses conhecimentos na intervenção pedagógica e no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.
A formação proporcionou momentos de reflexão, troca de experiências e aprofundamento teórico-prático, essenciais para fortalecer o trabalho docente na recomposição das aprendizagens dos estudantes. O evento também contou com a presença da assessora pedagógica Mary Folly, do Grupo Saber Educação, que contribuiu com uma abordagem dinâmica e atual sobre Metodologias Ativas.
Por meio de oficinas práticas, os professores vivenciaram propostas que poderão ser aplicadas diretamente em sala de aula, promovendo maior engajamento e protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem. Durante o encontro, a assessora Mary apresentou o material 'Retomadas', adquirido pela Semed como recurso de apoio aos estudantes que farão parte do Projeto Ajustando Saberes em 2025.
As coordenadoras pedagógicas Daniela e Dulcinéia expressaram seus agradecimentos a todos os envolvidos na organização e participação desse dia formativo, destacando o compromisso coletivo com a qualidade da educação e o fortalecimento das práticas pedagógicas na rede municipal. “O Projeto Ajustando Saberes segue como uma ação estratégica da Semed, reafirmando o compromisso com a formação docente e a aprendizagem dos estudantes”, disseram.
A formação proporcionou momentos de reflexão, troca de experiências e aprofundamento teórico-prático, essenciais para fortalecer o trabalho docente na recomposição das aprendizagens dos estudantes. O evento também contou com a presença da assessora pedagógica Mary Folly, do Grupo Saber Educação, que contribuiu com uma abordagem dinâmica e atual sobre Metodologias Ativas.
Por meio de oficinas práticas, os professores vivenciaram propostas que poderão ser aplicadas diretamente em sala de aula, promovendo maior engajamento e protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem. Durante o encontro, a assessora Mary apresentou o material 'Retomadas', adquirido pela Semed como recurso de apoio aos estudantes que farão parte do Projeto Ajustando Saberes em 2025.
As coordenadoras pedagógicas Daniela e Dulcinéia expressaram seus agradecimentos a todos os envolvidos na organização e participação desse dia formativo, destacando o compromisso coletivo com a qualidade da educação e o fortalecimento das práticas pedagógicas na rede municipal. “O Projeto Ajustando Saberes segue como uma ação estratégica da Semed, reafirmando o compromisso com a formação docente e a aprendizagem dos estudantes”, disseram.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Estudantes da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi exploram crônicas de Cecília Meireles com apoio de tecnologias e inteligência artificial
- Expo Aracruz 2025: Prepare o chapéu, a bota e a fivela e venha viver uma experiência incrível que prefeitura preparou para você
- Campanha de Vacinação Antirrábica começa no dia 11 de agosto
- Corpo de Bombeiro divulga calendário para reciclagem e curso de formação de guarda-vidas
- Últimos dias para se inscrever no Edital Gênesis Rio Doce, que premiará ideias inovadoras
- Saúde publica 5ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Prefeitura orienta população sobre prazos e benefícios do Programa Municipal de Regularização de Edificações
- Processo Seletivo Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 13ª Chamada
- Processo Seletivo Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 13ª Chamada Extraordinária Emergencial
- 26ª Expo Aracruz: Informativo 005 do edital 017/2025. Convocação de suplentes