Prefeitura de Aracruz promove ações de conscientização no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu nesta quarta-feira (21), ações de conscientização no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Pela manhã foi realizada uma mesa redonda virtual (live) com o tema “Inclusão é direito! Diferença não é defeito!”. Participaram desse debate pela causa a Drª em Educação, jornalista e pedagoga Meire Cavalcante, a Drª em Saúde Coletiva e fisioterapeuta Cátia Brito, que é ativista dos direitos das pessoas com deficiência, além da psicóloga, palestrante e atriz de áudio novela, Manuella Jordão, que é cega e sofre de uma síndrome rara chamada Rotmund Thompson.
Já na parte da tarde a ação se concentrou na Praça Monsenhor Guilherme Shimitz (Matriz). Houve distribuição de panfletos informativos e participação das escolas EMEF Maria Inês Della Valentina, de Jacupemba e EEEM Misael Pinto Netto, Centro. Os alunos e servidores fizeram uma bela apresentação ao estilo “Flash Mob”. Em grupos, ao som de músicas, eles se reuniam repentinamente com performances distintas, como danças, coreografias, gingas e mostras de faixas e cartazes.
"Nessa data em que comemoramos em todo o Brasil o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, nós da Secretaria de Educação (Semed) estamos dando início a um movimento que deve continuar. Hoje estamos mobilizando as pessoas para a inclusão social, e que a sociedade se conscientize quanto ao preconceito que esse público sofre. Esse movimento reivindica políticas de inclusão e o fim da exclusão, que é o que vemos no nosso dia a dia”, destacou a secretária Jenilza Spinassé.
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei Nº 11.133/2005, e tem como objetivo conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O preconceito e a inacessibilidade pública são responsáveis por dificultar a vida das pessoas com deficiência e, como pontos centrais, também precisam ser debatidos não somente nessa data.
A pessoa com deficiência é aquela que possui impedimentos de longo prazo e requer ações integrais que promovam educação, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde. As deficiências são de natureza física, intelectual, sensorial e múltipla. Todas perpassam diversas barreiras que restringem a plena participação e efetiva na escola e na sociedade em geral.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"