Aracruz celebra 22 anos da Lei de Libras

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), celebra nesta quarta-feira (24), os 22 anos da promulgação da Lei nº 10436/2002, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão dos surdos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), atualmente o Brasil tem 62.192 estudantes surdos, deficientes auditivos e surdo-cegueira, e na Rede Municipal de Ensino são 11 alunos com deficiência auditiva e outros dois com surdez.
Como forma de celebrar essa data tão importante, a professora Simone Nascimento, que realiza os atendimentos no contraturno na EMEF Ezequiel Fraga Rocha, Bela Vista, promoveu nesta terça-feira (23), um momento em que os próprios estudantes fizeram a entrega de cartões contendo o alfabeto de libras com suas fotos estampadas fazendo o sinal. Eles também falaram sobre os 22 anos da Lei de Libras e de sua importância para a comunidade surda.
Já nesta quarta-feira (24), o setor de Educação Especial, na companhia da professora itinerante Simone, realizou o mesmo movimento dentro da Semed, mostrando aos servidores a importância do fortalecimento e avanços nesses atendimentos aos alunos com deficiência auditiva e surdez do município.
“Não podíamos deixar passar uma data dessa em branco. Por isso, a Semed está lembrando e reforçando junto aos servidores sua importância. Queria também parabenizar o setor da Educação Especial pela atenção a nossos estudantes com deficiência auditiva surdez. Isso só reforça nosso compromisso com uma educação cada vez mais inclusiva”, destacou o secretário da Semed em exercício, Paulo Neres.
O MEC, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), também promoverá várias ações para inclusão da comunidade surda e para garantia dos seus direitos. O evento será transmitido pelo canal do MEC no YouTube e apresentado em Libras e em português.
O objetivo da inciativa é dar visibilidade à língua da comunidade surda, à luta pela equidade linguística, e promover a discussão acerca da importância das Libras para as pessoas surdas, apresentar os avanços, assim como a aplicação da lei na sociedade e na educação. Na programação ainda estão previstas palestras sobre a Lei de Libras n° 10436/2002 e a Educação Bilíngue de Surdos: ação e entregas para fortalecimento da modalidade de ensino.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais