Campanha Antirrábica teve início no interior, mais de 15 mil animais devem ser vacinados

Aracruz está há mais de 15 anos sem registrar nenhum caso de raiva em cães e gatos. Para manter o município livre da doença, teve início ontem (01/09), a Campanha de Vacinação Antirrábica. A equipe da Vigilância começou os trabalhos vacinando, de casa em casa, os animais da região de Santa Rosa. A meta da Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Aracruz é vacinar 13.337 cães e 2.445 gatos. A Campanha será realizada até o dia 30 de setembro.
A dona de casa, Sônia Maria Carvalho Pereira, que mora em Morobá de Biriricas, há 14 anos, tem nove cães. “A equipe vem sempre aqui na minha casa para vacinar os meus cachorros, já que fica muito difícil para eu levar eles no ponto de vacinação. As pessoas tem que saber que a vacina é muito importante, porque é muito perigoso se os cachorros morderem as pessoas. Só a vacina protege contra a raiva”, disse.
Para o secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa, “apesar da ausência de registro da doença há tanto tempo, mas mesmo assim, é preciso vacinar todos os animais porque o Estado do Espírito Santo é considerado uma área de risco, devido a ocorrência da doença em herbívoros. A raiva é uma doença que não tem cura e a vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença”.
Na hora de vacinar o cão ou gato, os agentes de saúde ambiental fazem uma entrevista com o dono, para cadastrar a quantidade de animais existentes na residência e a faixa etária do animal, além de registrar o número de habitantes de cada casa. Esses dados servem para que a Vigilância em Saúde programe a execução de ações de controle animal e da raiva.
Para saber qual o ponto de vacinação mais próximo de sua casa, a Prefeitura de Aracruz elaborou cartazes com o dia, local e horário de vacinação, que estão espalhados pela cidade. Se preferir você também pode liguar para a Vigilância em Saúde, no telefone (27) 3296-1365.
O QUE É RAIVA?
É uma encefalite, inflamação aguda do cérebro, comumente causada por uma infecção viral, portanto acomete o sistema nervoso central dos animais (mamíferos) e do homem, que não tem cura.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos