Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e Sarampo tem início na próxima segunda-feira (06/08)

A Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e o Sarampo iniciará na próxima segunda-feira (06/08) e se estenderá até o dia 31 de agosto, tendo como dia de Mobilização Nacional, o Dia D, 18 de agosto. Essa Campanha terá como público-alvo crianças de 1 (um) ano a 4 (quatro) anos, 11 meses e 29 dias. O total de crianças a serem vacinadas no município é de 5.849.
De acordo com a Coordenação de Imunização, todas as crianças com essa faixa etária deverão ser vacinadas com a Tríplice Viral, que previne contra Sarampo, Caxumba e Rubéola, além da vacina da Pólio, que previne a Paralisia Infantil. A Secretaria de Saúde ressalta que não há necessidade de “corrida aos postos de vacinação”, sendo que essa campanha será específica para crianças. Os adultos com idade máxima de 49 anos que quiserem se vacinar poderão ir às Unidades de Saúde do município durante toda semana, não necessariamente somente no período da campanha.
A Poliomielite também chamada de Paralisia Infantil é uma doença causada por um vírus que vive no intestino e pode afetar o sistema nervoso, levando à paralisia irreversível dos braços e das pernas. No Brasil o último caso registrado foi em 1990, mesmo assim é importante vacinar as crianças para que o vírus não voltem a circular no país.
O Sarampo é uma infecção viral grave e altamente contagiosa. Em 2016 a doença foi considerada erradicada em todo país, no entanto a baixa cobertura em 2017 (83,9%) fez com que o Ministério da Saúde alertasse a população quanto à possibilidade de um surto devido à circulação de imigrantes. O vírus circulante no Brasil é igual ao que circula na Venezuela, o que levou à conclusão de que o surto foi importado.
Vacinas disponíveis em todas as Unidades de Saúde
A Secretaria de Saúde informa também que as vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do município no horário de 7h às 16h. É importante enfatizar que será obrigatório apresentar o cartão de vacina para que seja realizado uma avaliação criteriosa, no mesmo, garantindo que não há vacina em atraso da criança.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz participa de evento que debateu políticas públicas sobre mudanças climáticas
- Formação de Matemática para os anos iniciais aperfeiçoa práticas pedagógicas
- Prefeitura convida para II Oficina de Planejamento do Projeto Orla Aracruz
- Agenda de eventos: Programação promete agitar o final de semana em Aracruz
- Qualificar ES: formatura dos cursos presenciais acontece quinta-feira (18)
- Residencial Barra do Riacho: beneficiários são convocados para assinatura de novos contratos
- Novos equipamentos reforçam os serviços nas comunidades do interior de Aracruz
- PDM: primeira Audiência de revisão acontece nesta quarta-feira (17)
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 83ª Chamada
- Liga Amadora de Futebol de Aracruz dá pontapé inicial e resgata paixão pelo esporte no município