Desenvolvido em 2009, Projeto de Diversidade Cultural em escola de ensino fundamental de Aracruz

Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Marcos Rampinelli desenvolveu de fevereiro a dezembro de 2009, o Projeto de Diversidade Cultural, intitulado: “No Diferente Somos Irmãos”. O Projeto teve como público alvo os alunos do Primeiro Ciclo da Infância (1ª, 2ª e 3ª anos), com uma aula semanal (de 50 minutos) em cada turma.
Para a diretora, Marta Aiolfi dos Santos, a escola é o espaço onde devemos considerar a diversidade cultural. “Considerar a diversidade não significa negar a existência de características comuns, mas sim um passo fundamental na construção da identidade do ser humano. A escola é o espaço ideal para a construção de uma sociedade mais justa, livre e fraterna a partir do momento em que se desenvolve no indivíduo atitudes e valores de respeito mútuo, através da compreensão da formação de um povo, como é o nosso caso, com a junção de várias culturas: Européia, Africana e Indígena”.
Ainda segundo Santos, o objetivo do Projeto “No Diferente Somos Irmãos” foi pôr em discussão a diversidade racial da sociedade brasileira ao tratar todas as crianças com o mesmo carinho e atenção, ao oferecer-lhes estímulo à participação afim de ampliar os conhecimentos acerca de nossa origem cultural. O Projeto foi dividido em dois temas. No primeiro tema o trabalho foi voltado à reflexão de nossos conceitos e preconceitos abordando valores como respeito mútuo, naturalidade no ser diferente, cada qual deve ser feliz com o que é, as aparências podem enganar, a felicidade está dentro de cada ser. E, no segundo tema foi trabalhado os países que deram origem a nossa diversidade de cultura (origem cultural): Africana, Européia e Indígena. Os professores articuladores do Projeto trabalharam tendo como base livros, filmes e músicas relacionada à cultura brasileira.
O encerramento do Projeto acontecerá na quadra da escola José Marcos Rampinelli, hoje (07), a partir das 18h marcando a Culminância do Projeto Diversidade Cultural. O evento contará com apresentações do Coral Italiano, apresentação das danças de origem européia, indígena e africana, recital de poesias, dramatização, exposição de fotos e murais.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Rodeio: Entre a Tradição do Campo e o Espetáculo das Arenas
- 26ª Expo Aracruz celebra o agro, impulsiona negócios e reúne grandes atrações musicais
- Secretaria de Serviços Urbanos mantém o cronograma da limpeza urbana
- 26 ª Expo Aracruz 2025 valoriza genética e diversidade das raças bovinas
- Transporte municipal terá horários especiais durante os quatro dias da 26ª Expo Aracruz
- Secretaria de Turismo disponibiliza curso de Ferramenta de Marketing Digital para o Setor de Trade Turístico
- Agosto Dourado: Semsa reforça ações de valorização e incentivo à amamentação
- Nova obra do pátio de transbordo do Saae irá modernizar o sistema de coleta e tratamento de resíduos
- Estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental são avaliados na fluência da leitura
- Aracruz viveu um domingo de pura adrenalina com o campeonato VNT 2025