Aracruz aderiu ao Projeto Orla do Ministério de Meio Ambiente

Com um perfil empreendedor e excelente logística, Aracruz vem recebendo grandes empreendimentos que estão resultando em mudanças e gerando alguns impactos, principalmente na orla do município, onde estes empreendimentos estão localizados. Visando diminuir estes impactos e preocupada com o bem-estar da população a Prefeitura de Aracruz assinou o termo de Adesão do município ao Projeto Orla, do Ministério do Meio Ambiente.
A decisão do Prefeito de Aracruz, Ademar Devens, em aderir ao plano, foi tomada na manhã de hoje (20), na sala de reunião da Secretaria de Saúde, após apresentação do Projeto. A Coordenadora Estadual do Projeto Orla, Aline Garcia, explicou que com o projeto Gestão Integrada da Orla de Aracruz, a prefeitura do município vai adequar as ações do projeto nacional à realidade da região para reestruturar de forma sustentável o litoral da cidade. “O projeto tem caráter participativo, mas são respeitadas as características de cada região”.
Participaram da reunião promovida pela Secretaria de Planejamento Estratégico (Sempe), além do prefeito e vice-prefeito, Jones Cavaglieri, representantes das secretarias que desenvolvem ações com influência direta e indireta na orla do município como as Secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura, Obras, Infraestrutura e Transporte, Educação e Saúde. Segundo o secretário da Sempe, Marcos Zanotti, é muito importante esta parceria entre a Prefeitura e o IEMA (órgão responsável pelo projeto no estado) neste momento em que a cidade está captando investimentos na área de industria naval, de petróleo e gás. “Estes empreendimentos que estão chegando em Aracruz demandam uma gestão costeira de qualidade e eficiente para atender a expansão dos serviços públicos e privados”.
CONHEÇA MELHOR O PROJETO ORLA:
O Projeto Orla é uma estratégia para descentralização das políticas públicas visando repassar atribuições de gestão da orla, atualmente no Governo Federal, para esfera municipal, ampliando, assim, a capacidade gestão ambiental no município.
OBJETIVOS:
- Fortalecer a capacidade de atuação e articulação de diferentes atores do setor público e privado na gestão integrada da orla.
- Desenvolver mecanismos de participação e controle social para sua gestão integrada
- Estimular atividades socioeconômicas compatíveis com o desenvolvimento sustentável da Orla.
BENEFÍCIOS DO MUNICÍPIO AO ADERIR E IMPLANTAR O PROJETO ORLA:
- Metodologia para planejamento de uso e ocupação do território
- Técnicos capacitados
- Plano de Gestão Integrada da Orla
- Respaldo para captação de recursos junto aos órgãos governamentais e instituições financeiras
- Parceria para implementação das ações previstas no Plano
- Apoio ao desenvolvimento econômico sustentável.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação
- Estudantes da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi exploram crônicas de Cecília Meireles com apoio de tecnologias e inteligência artificial
- Campanha de Vacinação Antirrábica começa no dia 11 de agosto
- Corpo de Bombeiro divulga calendário para reciclagem e curso de formação de guarda-vidas
- Últimos dias para se inscrever no Edital Gênesis Rio Doce, que premiará ideias inovadoras
- Saúde publica 5ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Prefeitura orienta população sobre prazos e benefícios do Programa Municipal de Regularização de Edificações