Jurong do Brasil apresenta Projeto Estaleiro para Aracruz em Barra do Sahy

Visando envolver a comunidade de forma participativa no processo de licenciamento ambiental para início da construção do estaleiro no município, representantes da empresa Jurong se reuniram ontem (28), às 19h, na Barra do Sahy, com representantes dos setores público, produtivo e da sociedade civil para formar uma comissão que irá acompanhar a elaboração do EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental do Empreendimento) que é requisito legal para o licenciamento ambiental do estaleiro.
O representante da Jurong José Jorge Araújo, explicou a escolha do Espírito Santo para instalação do estaleiro. “O estado foi escolhido por sua posição estratégica, apoio político que recebemos do estado e da prefeitura de Aracruz, a comunicação fluída com as autoridades ambientais, a transparência da titularidade da terra e a logística”. Araújo falou também sobre o número de empregos que o estaleiro irá gerar no município e a capacitação dessa mão de obra. “Durante a construção, que deve ter início em 2010, serão empregadas 2.500 pessoas. Na fase de operação o estaleiro vai gerar 3.500 empregos diretos e 2.500 empregos indiretos. A empresa implantará uma política de capacitação de pessoal local por meio de convênios com IFES, SESI/SENAI, FINDES e Prefeitura de Aracruz, objetivando incorporar o maior número possível de mão de obra disponível na região”.
O Gerente de Projeto do Centro de Tecnologia em Aquicultura e Meio Ambiente (CTA), Sérgio Rodrigues, destacou a importância desta comissão para acompanhar o estudo de impacto ambiental. “Queremos a maior participação da comunidade, contribuindo com informações, dúvidas, conhecimento dos processos e participação nas soluções”. Rodrigues também ressaltou o desenvolvimento dos fornecedores através do foco na necessidade dos clientes, tempo para preparação e adequação, intercâmbio com o cliente e oportunidade de negócios.
Os participantes da comissão deverão reunir as seguintes características: qualidade da representação, responsabilidade, interlocução e participação. No final da reunião foram escolhidos os representantes dos setores que irão compor a comissão. As reuniões serão mensais e se realizarão sempre na última quinta-feira de cada mês.
ENTENDA O EMPREENDIMENTO
O projeto estaleiro Jurong tem como objetivo a implantação de um empreendimento destinado à construção e reparo naval, mais especificamente de sondas de perfuração e navios plataforma (FPSO). O investimento no Espírito Santo está em concordância com as oportunidades criadas pela demanda de infraestrutura por parte da Petrobras, principalmente para os campos do Pré-sal e oportunidades geradas pelas empresas petroleiras e armadores que atuam no Brasil e na costa oeste da África.
INFRAESTRUTURA PREVISTA DO PROJETO ESTALEIRO JURONG
Em terra: almoxarifado; pátio de recebimento, oficina de processamento e cabine de jateamento e pintura de chapas de aço e tubos; edifício administrativo; área de montagem, entre outros.
No mar: enrocamento e o cais de reparo, montagem e integração.
Na operação do estaleiro está prevista a contratação direta de 3.500 trabalhadores, entre engenheiros, projetistas, soldadores, ajustadores de tubulação, mecânica, encanadores industriais, jatistas, pintores, instrumentistas, eletricistas e mão de obra administrativa.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Giacomin - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Corpo de Bombeiro divulga calendário para reciclagem e curso de formação de guarda-vidas
- Últimos dias para se inscrever no Edital Gênesis Rio Doce, que premiará ideias inovadoras
- Saúde publica 5ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Prefeitura orienta população sobre prazos e benefícios do Programa Municipal de Regularização de Edificações
- Processo Seletivo Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 13ª Chamada
- Processo Seletivo Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 13ª Chamada Extraordinária Emergencial
- 26ª Expo Aracruz: Informativo 005 do edital 017/2025. Convocação de suplentes
- 26ª Expo Aracruz: Informativo 006 do edital 017/2025 Seleção para credenciamento de interessados em atividade de comércio
- Mutirão de limpeza no manguezal recolhe quase 150 quilos de resíduos
- Prefeitura realiza Audiência Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos