Placidino Passos sedia concurso culinário para manipuladoras de alimentos de escolas da rede municipal

A cozinha da escola Placidino Passos foi palco na última segunda-feira (14/10) de um animado concurso culinário disputado entre 14 manipuladoras das escolas da rede municipal. As três melhores receitas serão premiadas e farão parte do cardápio da merenda escolar. A premiação vai acontecer em um evento no dia 28 de novembro.
O 1º Concurso de Culinária da Alimentação Escolar é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para valorizar as profissionais que cuidam da merenda dos estudantes, além de incentivar a prática de uma alimentação saudável nas escolas.
A nutricionista da Semed Daiene Sousa Gonçalves informou que o concurso é uma forma de reconhecer o trabalho das cozinheiras de uma forma lúdica. “Essa é uma maneira prática de incrementar o cardápio unindo o sabor a uma alimentação nutritiva”, contou.
As receitas foram julgadas por uma comissão de especialistas formada por cinco jurados, dentre os quais, uma nutricionista e um gastrônomo. Eles avaliaram os pratos nos seguintes quesitos: criatividade, inovação, originalidade, sabor, praticidade no preparo e apresentação. As melhores receitas vão ser destaque em um livro de culinária a ser impresso pela Semed.
A manipuladora da escola Luíza Silvina, Maria Edna Carlesso, concorre com uma receita de família: frango desfiado com gratinado de batata e chuchu. “Escolhi esse prato por ser de simples preparo, saboroso e rico em nutrientes”, contou. Outro ponto positivo apresentado por ela é que os legumes ficam escondidos no preparo e isso é bom para as crianças que costumam jogar fora esses alimentos que não são muito bem aceitos.
O gastrônomo Júnior Delpupo se surpreendeu com a qualidade dos pratos apresentados. Segundo ele, ingredientes simples foram adaptados para a criação de receitas saborosas, com ótima apresentação e elevado valor nutricional. “No final das contas, quem vai sair ganhando serão as crianças, que terão à disposição uma merenda rica em nutrientes e saborosas”, contou.
Estão concorrendo os seguintes pratos: salada de triguilho, bobó de carne seca, macarronata, macarrão ao molho de proteína de soja, lasanha com legumes e carne moída, ormigo, carne em cubos com canjica, torta salgada, torta de frango com proteína de soja e batata baroa, torta de vagem, lasanha de batata, gratinado de legumes e cocada da casca de melancia e bolo de aipim com calda de açúcar queimado.
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
mrebelo@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 1º Pedal Solidário do Ifes acontece neste domingo (31)
- Nova Unidade Odontológica Móvel reforça atendimentos em Aracruz
- 2º Seminário de Educação Infantil discute as práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas
- Inscrições abertas para o Curso de Guarda-vidas
- Ação no centro de Aracruz acolhe pessoas em situação de rua
- Saúde mental: Programa Saúde na Escola destaca o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)
- Convocação Nº 003, Edital 001/2025 - SEMSA
- Aracruz realiza a XII conferência Municipal de Saúde
- Aracruz terá primeira conferência dos direitos humanos
- ParkLog ES: maior investimento portuário do estado tem Aracruz como cidade âncora