Etapa municipal da Conferência Nacional de Políticas da Igualdade Racial aconteceu nesta quinta em Aracruz

Com o tema “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por uma Aracruz afirmativa”, aconteceu nesta quinta-feira (15/8), no Teatro Municipal “Prof. Dr. José Maria Coutinho”, a etapa municipal da III Conferência Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Estiveram presentes o secretário de Turismo e Cultura, Helder Tabosa Delfino, a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Naciene Modenesi Vicente, a subsecretária de Educação, Acácia Amaral, os vereadores Romildo Broetto e Eliel Rodrigues, o gerente de Cultura de Aracruz, Marcelo Uceli, a presidente da Comissão de Estudos Afro-brasileiro de Educação, Cláudia Lobato, a presidente do Conea, Zelaene Marques da Conceição, a palestrante Olindina Serafim Nascimento, além de professores, estudantes e sociedade civil organizada.
Entre os principais objetivos da Conferência estão: reafirmar e ampliar o compromisso do Executivo Municipal e da sociedade brasileira com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade; avaliar os avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados após dez anos de implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial; propor recomendações para o enfrentamento ao racismo e o fortalecimento da promoção da igualdade racial; e discutir os mecanismos de institucionalização da Promoção da Igualdade Racial, tendo em vista a implantação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR).
Para a subsecretária de Educação, Acácia Amaral, é preciso trabalhar pela união e diversidade, buscando sempre uma sociedade igualitária. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Naciene Modenesi Vicente, “todos têm direitos iguais e é preciso criarmos políticas públicas para discutir que não há diferença entre as raças”. De acordo com o gerente de Cultura de Aracruz, Marcelo Uceli, atualmente 65% da população de Aracruz é de negros. “Somos um município multicultural e precisamos discutir ações que politizam toda a comunidade acerca do assunto.”
A Conferência tem caráter propositivo, deliberativo e contou com um momento de palestra, plenária temática, debates, eleição de delegados para a etapa estadual e plenária final. O evento é uma realização da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, de Educação e de Desenvolvimento Social e Trabalho.
Mais informações
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa
Mayara Alvarenga
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nova Unidade Odontológica Móvel reforça atendimentos em Aracruz
- 2º Seminário de Educação Infantil discute as práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas
- Inscrições abertas para o Curso de Guarda-vidas
- Ação no centro de Aracruz acolhe pessoas em situação de rua
- Saúde mental: Programa Saúde na Escola destaca o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)
- Convocação Nº 003, Edital 001/2025 - SEMSA
- Aracruz realiza a XII conferência Municipal de Saúde
- Aracruz terá primeira conferência dos direitos humanos
- ParkLog ES: maior investimento portuário do estado tem Aracruz como cidade âncora
- Saiba quando a vacinação antirrábica estará no seu bairro