Conferência de Saúde discute a importância do controle social e define entidades para compor o CMSA
A “VII Conferência Municipal de Saúde” realizada ontem (08/02), reuniu mais de 200 pessoas. Estiveram presentes no Plenário da Câmara Municipal integrantes do Conselho Municipal de Saúde, representantes de Ongs, sindicatos, escolas, empresas, entidades ambientalistas, clubes de serviços, associação de moradores, lideranças religiosas, civis, militares, além da comunidade para discutir o tema “Controle social, qual é a sua importância?”. No final da conferência também foram eleitas as entidades que vão assumir o Conselho Municipal de Saúde de Aracruz (CMSA) entre fevereiro 2012 e fevereiro de 2014.
Na abertura do evento, o prefeito Dr. Ademar Devens disse que a saúde é uma das políticas públicas mais importantes e que a conferência é o local ideal para o debate democrático. “Esta é a hora do cidadão expor suas opiniões, dar sugestões do que precisa ser feito para desenvolvermos ações cada vez mais eficazes e avançarmos na saúde”. Também compôs a mesa a secretária de Saúde, Juliana Soneghet Baiôcco Louzada.
O gestor do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Bartolomeu Martins Lima ministrou o tema central e explicou que a conferência é um espaço democrático de construção de políticas públicas de saúde, onde as pessoas podem se manifestar, orientar e decidir os rumos da saúde. “A participação do povo é um legítimo exercício da democracia na formulação e controle da política pública de saúde”, disse o gestor informando que o controle social é um fundamento constitucional. “É uma forma de aumentar a participação popular no gerenciamento da saúde no país”, finalizou. Lima esteve representando o secretário Executivo do Conselho Estadual de Saúde, Aylton Simoneli Junior.
A presidente do CMSA, Elizabeth Borel da Silva explicou como funcionam os conselhos Municipal e Local de Saúde e também reforçou que “a conferência é uma oportunidade que a comunidade tem para conhecer as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus direitos e deveres, quanto aos serviços prestados pelo sistema. As diretrizes e ações propostas na conferência são instrumentos para os gestores definirem futuras ações de saúde”.
Logo após a palestra aconteceu um debate, seguido da composição dos grupos de trabalho e a plenária final com a apresentação e aprovação das propostas dos grupos. O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Saúde de Aracruz (CMSA), com apoio da Prefeitura de Aracruz.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município