Portadores de necessidades especiais agora andam de graça nos ônibus municipais

Graças a um decreto municipal, os portadores de necessidades especiais de Aracruz agora podem andar de graça em todos os ônibus que circulam no município. A gratuidade é extensiva ainda a um acompanhante e vale para as linhas que rodam na Sede e também para as que se direcionam à orla e aos distritos.
Para ter direito ao benefício, a pessoa tem que receber menos de um salário mínimo e meio, ser aposentado por invalidez ou estar em processo de obter a aposentadoria. Quando for utilizar o transporte coletivo, o portador de necessidade vai precisar apresentar uma carteirinha que já pode ser retirada na Secretaria de Infraestrutura e Transportes – Semit.
Para fazer a carteirinha é necessário levar: documento de identidade com foto; comprovante de residência; cpf; uma foto 3X4; comprovante de renda; comprovante de recebimento de aposentadoria por invalidez ou benefício por invalidez; e laudo médico. Para fazer a carteirinha do acompanhante, além documento de identidade, cpf e uma foto é preciso levar um laudo médico que diga que o deficiente precisa de auxílio para se locomover.
As carteirinhas terão validade de um ano e precisarão ser renovadas ao final deste prazo. O acompanhante só vai poder viajar de graça quando estiver ajudando o portador de necessidades especiais. A Secretaria de Infraestrutura e Transportes fica localizada na Av. Castelo Branco, nº 476, bairro Bela Vista, ao lado do Corpo de Bombeiros.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"