CEMA realiza primeiros atendimentos de neuropediatria na rede municipal de saúde
A Secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa), deu início, na manhã desta quinta-feira (5), às primeiras consultas de neuropediatria para crianças e adolescentes do município. O serviço é oferecido semanalmente através de uma parceria entre a Semsa e a APAE.
Os atendimentos são realizados no Centro de Especialidades Médicas de Aracruz (CEMA), todas às quintas-feiras, das 8h30 às 12h30, e ofertadas 15 consultas por dia. Para ter acesso, o cidadão deve passar por atendimento Unidade de Saúde (US) de referência que encaminha para na Agência Municipal de Agendamento (AMA) e assim, realiza o agendamento.
Rosângela Perovani é mãe de Kauã, de oito anos, que foi diagnosticado Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e comentou sobre os atendimentos especializados na rede municipal. “De início nem acreditei que teríamos acesso às consultas com o especialista, porque é uma oportunidade maravilhosa. Mas, com o acesso ao especialista, meu filho tem a chance de cuidar da saúde e a garantia de um futuro melhor. Muita mãe vai agradecer por esse serviço”.
O profissional que realiza os atendimentos é o neuropediatra Dr. Rafael Rangel, que falou da oportunidade em contribuir com os serviços de saúde do município. “Será um prazer participar da saúde de Aracruz e oferecer um pouco da experiência adquirida na neuropediatria para crianças e adolescentes do município”.
De acordo com Márcia Seixas, gerente da Atenção Especializada, Aracruz é o único município da região a realizar atendimentos de neuropediatria. “Antes os pacientes eram encaminhados para Vitória, o que para muitas crianças era cansativo e estressante, mas, agora, vamos oferecer os serviços dentro do próprio município com mais comodidade e segurança”.
Márcia ainda destacou a importância do município realizar os atendimentos. “O acesso à saúde pública é um direito de todo cidadão e notamos um aumento significativo na procura pela especialidade que é considerada escassa na rede. O município se organizou para que esse serviço fosse oferecido aos cidadãos e, com isso, contribuir no possível diagnóstico e tratamento precoce a condições neurológicas e, assim, proporcionar melhor qualidade de vida a essas crianças e adolescentes”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde mental: Programa Saúde na Escola destaca o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)
- Convocação Nº 003, Edital 001/2025 - SEMSA
- Aracruz realiza a XII conferência Municipal de Saúde
- Aracruz terá primeira conferência dos direitos humanos
- ParkLog ES: maior investimento portuário do estado tem Aracruz como cidade âncora
- Saiba quando a vacinação antirrábica estará no seu bairro
- Nova etapa de Beach Tennis acontece de 29 a 31 de agosto na Praia de Coqueiral
- Casa Rosa recebe mães e gestantes para o Projeto Ytxy Porã – “Mãe Zelosa”
- Futebol de salão em Aracruz está de volta após 11 anos
- Executivo Municipal aguarda aprovação do novo projeto de Lei da Gestão Democrática do Ensino Público Municipal de Aracruz